A magia das Missões

Programe seu
Roteiro

CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;
CAMINHADA DE RÉVEILLON 2014;

Roteiros

Bike Réveillon 7 dias

Data: 26/12/2017

Pedal percorrendo antigas estradas que ligavam os 7 Povos das Missões no período Jesuítico Guarani Séc. XVII e XVIII no RS. Ao longo do Caminho o ciclista percorre estradas de terra, passeios pelo rio Uruguai, fazendas rurais, casas de famílias, trilhas no campo e sítios arqueológicos. Vivenciará a cultura gaúcha através de lendas, gastronomia, hospitalidade e tradição do povo missioneiro.

Dia 27/12/17 Quarta-feira - Santo Ângelo / São Borja
Voo à Santo Ângelo de POA ou ônibus (não inclusos) - informações como chegar consulte-nos. 16h10min recepção na sede da  Caminho das Missões em Santo Ângelo, será passado as informações técnicas e gerais sobre a região e roteiro a ser percorrido, entrega de Credencial, guia passo a passo e guia informativo da região. Segue “Preparação Mística”, com ritual de entrega do amuleto do Caminho, confeccionada pelos índios Guarani.

Deslocamento por conta do ciclista a São Borja, ônibus às 17h35min ou opção de disponibilizarmos transporte próprio e cotizar entre os participantes. Consulte-nos.

Inclui: Hospedagem em São Borja em hotel com café da manhã do dia seguinte em Apto. duplos e triplos. (Se optar por individual, consulte diferença de valor). Acesso livre aos museus.

 Dia 28/12/17 – Quinta-feira - São Borja à Família Isbrich - (60 km)
Café manhã, check-out hotel. Às 7h30min Estará aberto Casa Museu Getúlio Vargas e Casa Museu João Goulart, local onde viveram as famílias dos ex-presidentes do Brasil. Praça junto à prefeitura Municipal, (onde no passado foi a mesma praça da redução de San Francisco Del Borja), hoje terra dos presidentes. Local de onde inicia o pedal dos 7 Povos das Missões em frente à igreja.  

  1. Início do pedal nas Missões. Estradas de terra, passagem em vilarejo, trajeto de 12 km de “chalana” pelo Rio Uruguai, levado pelos pescadores locais, revive um pouco da história dos índios e missionários que utilizavam o rio há mais de 300 anos como meio de transporte, após, mais 5 km até chegada final na fazenda onde será sua hospedagem do dia. Quartos coletivos com cama e alguns colchões no piso de parquet.

INCLUI: Trecho de chalana no rio, hospedagem, “almojanta” (servido uma refeição na chegada e café reforço à noite), café manhã dia seguinte.

Obs. Fazenda possui piscina, internet, máquina para lavar roupa e equipamento para lavar bike.

 Dia 29/12/17: Sexta-feira - Família Isbrisch a São Nicolau(70 km)
Passa por pequena vila, campos de gado, trilha no campo e mata próximo ao Rio Uruguai. No km 48, local para parada de apoio e almoço servido em uma propriedade familiar - histórias pitorescas do local. Após o descanso e adequar o horário com menos calor, segue mais 23 km passando balsa Rio Piratini chega-se à cidade de São Nicolau. Local de hospedagem e à noite uma boa janta.

Obs. São Nicolau foi um dos povoados das Missões Jesuíticas, hoje temos ruínas daquele período, um casarão construído no século XIX com pedras do antigo povoado. Se chegar com boa luz do sol e pouco cansado visite neste dia ou deixe para manhã do dia seguinte antes de partir para o pedal.

 INCLUI NO DIA: Almoço, janta, hospedagem e café manhã dia seguinte.

ObsAcomodações do grupo. Pousada Jesuítica, em apto. Duplos, Triplos e alojamento quíntuplos.

Dia: 30/12/17 Sábado - São Nicolau a São Luiz Gonzaga (50 km)
Saindo de São Nicolau - 1ª querência do Rio Grande-,  visita  as ruínas do antigo povoado fundado em 1687 pelos Jesuítas e índios Guarani a uma quadra da Pousada. Ao longo do Caminho, locais estratégicos de apoio (locais onde param os peregrinos).

 O trajeto todo por estradas de terra e no antigo Caminho que ligava as Missões de São Nicolau a São Luiz Gonzaga. Cidade de São Luiz Gonzaga (aproximadamente 40 mil habitantes), boa estrutura para a alimentação e serviços. Atrativos para visitar: igreja onde tem um acervo de imagens do período Jesuítico-guarani esculpidas pelos índios e padres jesuítas; Gruta Nossa Senhora de Lourdes e museu da história das missões.

INCLUI NO DIA: Hospedagem e café manhã dia seguinte.

Obs. Acomodações do grupo em hotel, aptos duplos, sem ar condicionado. Opção de apto individual e com ar condicionado pagando diferença no local.

 Dia 31/12/17 Domingo – São Luiz Gonzaga/Caaró/São Miguel - (65 km)
Segue em direção ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, considerado por muitos a mais “mística das ruínas” e destaque especial na arqueologia missioneira. Após chega-se ao Santuário do CAARÓ, (local relacionado ao 1° Ciclo das Missões e onde ocorreu o martírio dos primeiros jesuítas no território que hoje é o RS), fonte de água considerada milagrosa. Local de almoço. Segue pedal em trecho de campo e estradas que ligavam Caaró ao antigo povoado de San Miguel Arcanjo. 

Em São Miguel das Missões, hospedagem na Pousada das Missões, em alojamento coletivo masculino e feminino, triplos e quádruplos.

INCLUI NO DIA: Almoço típico, programa especial, visita guiada ao Sítio arqueológico, ingressos de visitação às ruínas, hospedagem e café da manhã no dia seguinte.

PROGRAMA DE REVEILLON NAS MISSÕES.

18h encontro dentro do Sítio Arqueológico para momento Místico com os benzedores.19h15min integração em coquetel de boas-vindas para peregrinos e quem está no roteiro rodoviário Réveillon. Às 21h30min Espetáculo Som & Luz, após Caminhada mística a luz de velas com visita e interpretação cênicas dentro do Sítio Arqueológico. Na sequência, ainda dentro do sítio arqueológico São Miguel Arcanjo, a virada do ano, com show de fogos e brinde de espumante com todo grupo. Às 0h30min Ceia especial de Réveillon e apresentação do grupo de dança “Mi-Tolderia” no Restaurante Aldeia Grill em São Miguel.

 Dia 01/01/18: Segunda-feira – São Miguel
Deslocamento a pé, para o Sítio Aldeia, local integrado com natureza, junto mata e fontes de água, onde será servido um almoço típico gaúcho/missioneiro – Churrasco na vala e acompanhamentos da culinária gaúcha; Show com músicas nativas e gauchescas com Os AQUERENCIADOS. Às 15 horas, visita guiada ao Sítio arqueológico de São Miguel, PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE. Restante do tempo livre para descanso ou usufruir da infraestrutura da Pousada das Missões (piscina) ou ir até um dos benzedores locais.

INCLUI NO DIA:  Almoço típico, programa especial, visita guiada ao Sítio arqueológico, ingressos de visitação as ruínas, hospedagem e café manhã no dia seguinte.

 Dia 02/01/18: Terça-feira – São Miguel/Santo Ângelo – 48 km
Último dia do pedal nas Missões a ser percorrido pela antiga estrada que ligava o povoado de São Miguel das Missões ao povoado de São João Batista. Da saída, a 21 km encontra-se o Sítio Arqueológico de São João Batista, Seguindo mais 15 km, acesso ao Balneário Parque das Fontes, ingressos (incluso), opção de alimentação, e acesso livre às piscinas. 17h sugerimos sair para os 12 km finais passando pela ponte do Rio Ijuí, chegando em Santo Ângelo, na última redução do período Jesuítico-guarani, em frente à Catedral Angelopolitana, recepção, entrega de certificados e fim do pedal “ Réveillon  nas Missões”.

 INCLUI NO DIA: Café manhã, monitor à visita ruínas de São João Batista, ingressos ao Balneário,  recepção chegada e certificado.

Obs. Opção de hospedar em Santo Ângelo, cidade de 80 mil habitantes. Com boas opções de lazer à noite ou retorno cidade de origem, diversos horários de ônibus para SC, PR, RS, SP, RJ. Ou voo no dia 03 à tarde a Porto alegre e outras capitais do país.

  VALOR POR CICLISTA    R$ 1.399,00

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:  Depósito Bancário com desconto à vista, ou pagamento em até 12 vezes pela Pag Seguro. Inscrição no site.

 NÃO INCLUI e OPCIONAL (consulte valores)    

 Obs. O Ciclista precisa estar com Credencial, pegar selos e assinar o livro de entrada nos locais visitados e descriminados no guia passo a passo, para ter direito ao certificado e outros benefícios.

  Obs 1. Jamais faça o Caminho sem estar credenciado e sem ter os locais agendados, pois existem locais por onde se passa e/ou hospedagens em propriedades rurais privadas, temos que ter autorização para entrar e através de comunicação evitarmos uma série de transtornos.

 Obs.2 – KM aproximada dia:  1° Dia Santo Ângelo Transfer a São Borja 200 km - 2º dia 60 km + 12 km de chalana no Rio Uruguai – 3º dia 70 km - 4º dia - 50 km – 5º dia 65 km - 7º dia 48 km.

Sítio Preserva:www.sitiopreserva.com.br

Pousada das Missões www.pousadatematica.com.br

55 3312:9632 – CEL. VIVO e WhatApp 55 984058528.

 Santo Ângelo,  agosto de 2017.

Compartilhe