A magia das Missões

Programe seu
Roteiro

Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;
Caminho das Missões Internacional;

Roteiros

Agora é oficial: Brasil e Argentina unidos no Caminho das Missões Jesuítico-Guarani

Data: 18/10/2017

Em San Ignacio/Misiones, AMM recebeu documento formal que consolida a Internacionalização do Caminho das Missões

 

Momentos históricos e de muita emoção foram celebrados em San Ignácio Miní/Misiones/Argentina, nos dias 12 e 13 de outubro de 2017: o lançamento oficial da Internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, integrando os povos missioneiros do Brasil e da Argentina, que contou com a presença de peregrinos e autoridades dos dois países. Em 2018 também o Paraguai fará parte do roteiro. "Um largo caminho, moldado com muito trabalho e dedicação, que conecta com o coração daqueles que querem desfrutar cada passo desta viagem", comemorou com gratidão, a empresária da operadora de Turismo Caminho das Missões, Marta Benatti, uma das idealizadoras da iniciativa.

No dia 12, os peregrinos saíram de Corpus Corpus Christi, situado às margens do rio Paraná, divisa com o Paraguai. Após percorrerem 22 quilômetros, chegaram em San Ignácio no início da noite, acompanhados por Romaldo Melher e Marta Benatti, quando foram recepcionados de forma muito calorosa, com aplausos e show do coral guarani da aldeia Tava Miri Mbae Pu, que entoou lindas e suaves canções. Na sequência, convidados e peregrinos assistiram o emocionante espetáculo de imagem, luz e som, dentro de uma dos patrimônios mundiais da humanidade: o Sítio de San Ignácio Mini.

INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS 


E na manhã do dia 13 foi realizado o ato solene de entregue ao presidente da AMM, Brasil Sartori, pelo intendente anfitrião, Esteban Romero, o documento assinado pelo Consejo Deliberante del Município de San Ignacio declarando oficialmente a “integración de Argentina em la Ruta de las Misiones Jesuítico Guarani, entre los pueblos misioneros Brasil y argentina”. “É uma honra receber em nome da região das Missões/Rio Grande do Sul/Brasil, este documento que concretiza mais um avanço histórico para o turismo missioneiro”, salientou o presidente da Associação dos Municípios das Missões.

PRODUTO MUNDIAL MISSIONEIRO


Sartori agradeceu ao intendente e a toda comunidade de San Ignacio pela receptividade à delegação brasileira, destacando a relevância da união dos setores público e privado na consolidação da internacionalização do Caminho das Missões. “Nosso reconhecimento especial também aos peregrinos, pois o turismo só acontece por causa de vocês. Toda a região missioneira está de parabéns”, reconheceu Sartori ao enfatizar: “temos um produto aqui na América do Sul que ninguém tem no mundo, que são as Missões Jesuítico-Guarani”, evidenciou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

O dirigente da AMM também fez questão de reiterar sobre a incansável luta da região pela construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, que vai impulsionar o turismo e a economia. O intendente anfitrião, Esteban Romero, evidenciou a importância desta união entre os dois países e também para a comunidade de San Ignacio, que há muito tempo sonha com esta integração, e garantiu: “estarei presente em Santo Ângelo, no dia 29 deste mês, no encerramento deste roteiro internacional”.

Diretor do Departamento de Turismo (Detur) e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein expressou a satisfação deste momento de união dos 30 Povos do Brasil, Argentina e em breve do Paraguai. “Esta data será para sempre lembrada pelas gerações futuras, por sua grandiosidade para a história missioneira brasileira e argentina”, ressaltou Klein.

A delegação do Brasil, integrada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antônio Sartori; presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartorii; diretor do Departamento de Turismo e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; secretário de Turismo de São Miguel das Missões; vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse; vereador João Neri, de São Nicolau, entre outros missioneiros, foi recebida com a costumeira acolhida dos hermanos argentinos.

ROTEIRO INTERNACIONAL


Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 quilômetros e passando por 4 patrimônios culturais mundiais. Argentina: Corpus; San Ignácio Mini; Loreto; Santa Ana; Cerro Azul; Santa Maria la Mayor; Itacaruaré, e San Javier. Brasil: Porto Xavier; Assunção do Ijuí (Roque Gonzales) e Pirapó. São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo se unirão ao roteiro já existente no Brasil.

O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitana/Santo Ângelo, com programação prevista a partir das 17 horas, incluindo shows e apresentações culturais, missa do encontro com o Anjo da Guarda, entre outras atrações para enaltecer a chegada dos peregrinos. "Em nome de Santo Ângelo e do povo missioneiro, estaremos esperando com muita alegria a chegada dos caminhantes e convidados em nossa capital das Missões”, avisou o vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse.

 

Por Karin Schmidt - Assessora de Imprensa AMM/Funmissões

Compartilhe

Confira outras notícias