A magia das Missões

Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;
Caminhada fevereiro de 2013;

Cicloturismo - Bike Individual - 5 dias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trajeto programado para 5 dias de pedal, percorrendo antigas estradas que ligavam os 7 povos das Missões no período Jesuítico Guarani. Ao longo do caminho o ciclista passará por fazendas, trilhas, os 07 sítios arqueológicos, Santuário. Um mergulho na história, um convívio com a cultura gaúcha e com a hospitalidade missioneira. 

Dia Antecede o Pedal:

Deslocamento para município de São Borja-RS.
Local informado receberá a credencial, amuleto, guia passo a passo, orientações gerais e contato fone ou e-mail da sede da Caminho das Missões Operadora de Turismo caso tenha alguma dúvida.
OBS: 1- De terça a domingo os Museus estão abertos a visitações, na casa Museu João Goulart, recebem informações dos outros atrativos a serem visitados na cidade de São Borja. Colocarão o primeiro selo em sua credencial comprovando a sua estada no município. A cidade foi o primeiro povoado a ser fundado dos 7 povos das Missões, em 1682, e onde nasceram dois presidentes ao Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart. Valem à pena as visitas aos diversos atrativos turísticos.
OBS 2- Cidade com 60.000 habitantes, comércio (farmácias, supermercados, etc...) serviços (bancos, etc...). OBS: Próxima cidade somente daqui a dois dias.
OBS: 3- Dentro da disponibilidade do seu tempo, pode ir até a cidade Santo Tomé (Argentina), fronteira com Brasil, foi um antigo povoado missioneiro que deu origem ao de “San Francisco Del Borja” hoje cidade de São Borja. Opção cassino etc. Obrigatório ter identidade civil ou passaporte.
NÃO INCLUI: Deslocamento para São Borja (ônibus Linha) ou transporte, hospedagem, alimentação e outros serviços pré-percurso de bike. Consulte valores e agenciamento.
INCLUI: Amuleto, Credencial, guias informativos e passo a passo, informações gerais do roteiro das Missões.

 

O TRAJETO DE 5 DIAS DE BIKE -

1º dia Pedal: São Borja / Sarandi / Família Guinter.
Inicie o pedal bem cedo pela manhã, trajeto de aprox. 62 km pedalando por entradas de terra, passando por comunidades e mais 12 Km de barco pelo Rio Uruguai, onde contempla as belezas naturais e revive um pouco da história dos Índios e Missionários que utilizavam o rio há mais de 300 anos atrás como meio de transporte. Almoço e pernoite em uma belíssima fazenda rural, junto à divisa do Brasil com Argentina.
Obs. No km 37 é ponto de apoio, um armazém que tem opção para comprar algo para comer, ou solicitar sob agendamento um almoço, se optou por isso passe o almoço da chegada para uma janta.
INCLUI NO DIA: Trecho de barco, almoço na chegada, hospedagem em casa de família.
NÃO INCLUI: Jantar ou lanche na noite, caso queira, solicite no local.

 

2º dia:  Família Guinter / Família Ramão / São Nicolau.
Trajeto de 69 km passando por pequena vila, campos, trilhas de mata próximo ao Rio Uruguai, parada de apoio no km 46 a partir da saída. Aqui tem opção de almoço, (sob agendamento), ou apoio para água, descanso, etc. Após segue mais um trecho e faz a travessia de barca no Rio Piratini e chegada em São Nicolau, cidade de 5.700 hab. Ruínas do Sítio Arqueológico da Redução de São Nicolau, jantar livre.
INCLUI NO DIA: Café da manhã e hospedagem.
NÃO INCLUI: Almoço ao longo do trajeto, (pode ser agendado), jantar é na cidade tem opções, indicadas no guia passo a passo.

 

3º dia de pedal: Trecho de 48 km de São Nicolau a São Luiz Gonzaga.
Trajeto do dia 49 km. Sugerimos visitar as ruínas do antigo povoado missioneiro de São Nicolau, a 1° Querência do Rio Grande, ao casarão Silva (construído com pedras das ruínas), ao museu local e a imagem de São Nicolau do período reducional.
Trajeto por antigo caminho de terra que ligava os antigos povoados missioneiros. Chega na cidade de São Luiz Gonzaga que está localizada no mesmo espaço da antiga redução, visitas em museus, igreja onde estão guardadas nove imagens da estatuária missioneira, gruta Nossa Senhora de Lurdes e comércio local. Hospedagem em hotel. São Luiz Gonzaga, cidade de 40 mil hab. com boa Infraestrutura de bancos, farmácias e outros serviços.
INCLUI NO DIA: Café da manhã e hospedagem.
NÃO INCLUI: Almoço e janta por ser cidade indicamos opções de restaurantes, bares e afins.

 

4º Dia: São Luiz Gonzaga /Caaró / São Miguel das Missões.
Trecho do dia 64 km. De São Luiz Gonzaga pedala 29 km até chegar ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, Patrimônio Nacional, local místico e agradável. Siga mais 12 km pedal, estradas de terra vermelha, chegando ao Santuário do Caaró, local de martírio dos primeiros padres Jesuítas a pisar nas no território que hoje são as Missões e a fonte de água considerada milagrosa. Apoio para água, local integrado à natureza. (Opção de almoço se agendado). Segue um trecho de aproximadamente 5 km de asfalto depois por estradas de terra que ligam Caaró ao antigo povoado de San Miguel Arcanjo. São mais 23 km. Chegando a São Miguel das Missões, hospedagem e merecido descanso. Ao entardecer Espetáculo de Som & Luz dentro do Sítio Arqueológico de São Miguel.
INCLUI NO DIA: Hospedagem na Pousada das Missões em alojamento coletivo, com café da manhã do dia seguinte. Obs. Tem opção de apto. single, duplo, dependendo de disponibilidade de vagas. O acerto deve ser realizado no local.
NÃO INCLUI: Almoço no caminho (sob agendamento), jantar em São Miguel, por ser cidade há diversas opções.

 

5º dia: São Miguel das Missões / São João Batista /Santo Ângelo.
Café manhã. Às 09 horas abre os portões para visita às ruínas do povoado de San Miguel Arcanjo, Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, em 1983. Visita ao Museu das Missões, junto ao Sítio Arqueológico que com suas esculturas e peças guaranis formam uma das mais ricas coleções da arte sacra do Brasil e visita à única fonte missioneira, em exposição, da época das Missões (1687). Opção de ir ao Ponto de Memória e fazer o ritual da erva mate e do milho, resgate de benzimento da cultura Guarani. Almoço na cidade (não incluso). Início do último dia do pedal nas Missões a ser percorrido pela antiga estrada que ligava o povoado de São Miguel Arcanjo ao povoado de São João Batista, 21 km chega para conhecer o Sítio Arqueológico, Patrimônio Nacional. Segue pedal por antigas estradas, pontes, matas, chegando ao destino final, a última redução do período Jesuítico-guarani, San Angel Custódio, (1707) na Catedral Angelopolitana, construída sob base da antiga igreja das Missões. Fim do roteiro e entrega do certificado na sede da Caminho das Missões Operadora de Turismo Ltda.
Obs. Tem guia local em São Miguel das Missões. Há orientador em São João Batista que pode ser contratado mediante agendamento.
INCLUI NO DIA: Café da manhã, local para banho e certificado.
NÃO INCLUI: Almoço em São Miguel ou agendamento ao longo do trajeto, e jantar, já na cidade de Santo Ângelo.

 

INCLUI NO ROTEIRO DE PEDAL

  • AMULETO
  • CREDENCIAL, SELOS e CERTIFICADO;
  • GUIA INFORMATIVO MISSÕES e GUIA DESCRITIVO PASSO A PASSO DO ROTEIRO TODO;
  • 4 PERNOITES COM CAFÉ DA MANHÃ;
  • 01 ALMOÇOS NO ROTEIRO DE PEDAL 1° dia;
  • TRECHO DE BARCO 12 km NO RIO URUGUAI.

 

 VALOR POR CICLISTA    R$ 762,00

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: À vista com desconto ou a prazo parcelado até 12 vezes conforme Pag Seguro. Escolha na ficha de inscrição no site www.caminhodasmissoes.com.br.

NÃO INCLUI e OPCIONAIS: (consulte valores)
• BEBIDAS DE QUALQUER NATUREZA
• INGRESSO VISITAÇÃO SITÍO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES E DO ESPETÁCULO SOM E LUZ
• PASSAGEM BALSA RIO PIRATINI R$ 3,00
• TRANSPORTE e HOSPEDAGEM DIA ANTECEDE O ROTEIRO
• ALIMENTAÇÕES NÃO DETALHADO NO ROTEIRO
• GUIA DE TURISMO EMBRATUR PARA VISITAÇÃO SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS.

OBS: 1- O Ciclista precisa estar com Credencial e assinar o livro de entrada nos locais de hospedagens, pegar selos nos locais que serão informados no guia passo a passo para ter direito ao certificado e outros benefícios.

OBS: 2- Jamais faça caminho sem estar credenciado e os locais previamente agendados. Hospedagens em propriedades particulares rurais corre-se o risco de não ter ninguém para receber e costumam deixar os cachorros soltos quando não estão avisados.

OBS: 3- KM aproximada dia: 1º dia 62 km +12 KM de barco Rio Uruguai - 2 ° dia 69 Km - 3° dia - 49 Km - 4° dia 64 KM - 5° dia 49 KM

 

Santo Ângelo, Janeiro de 2018.

 

 

Rua Antunes Ribas, 984, Santo Ângelo – RS.

caminho@caminhodasmissoes.com.br

www.caminhodasmissoes.com.br

 

%MCEPASTEBIN%

Ainda não há eventos para este roteiro

Compartilhe